> Adriana Rizkallah Curriculum
.
. .
Formação
Adriana Rizkallah nasceu em São Paulo no ano de 1962 e graduou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 1984.
Começou sua carreira com a pintura e, logo em seguida, passou a dar aulas de artes na escola britânica St. Paul's School, em São Paulo. Chegou a abrir seu próprio curso de artes para crianças, chamado Workshop. Mas foi a partir da década de 1990 que se aproximou da técnica Trompe L'oeil - que usa truques de perspectiva para criar ilusão ótica - e aprofundou suas pesquisas com o papel para aprimorar o trabalho com essa matéria-prima.
.
Pelo extremo apelo visual, suas obras enveredaram-se para a decoração, com várias peças e trabalhos feitos para a Casa Cor (de 1995 a 2010) e a Mostra Artefacto (de 1996 a 2010). E ainda se estendeu para exposições, com destaque para De Olhos Vendados, iniciada em 2009, com curadoria de Robert Richard, do Arquivo ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem) e produzida em homenagem aos 200 anos de Louis Braille, que marcou também o lançamento de um selo comemorativo para os Correios.
.
A ideia, ao criar De Olhos Vendados, foi propor uma experiência tátil e sensorial que estimula os visitantes a exercitarem a capacidade de "enxergar com as mãos". Essa exposição itinerante vem sendo reexibida em vários espaços, inclusive na estação de metrô São Bento, em São Paulo, e no Museu Barão de Mauá, na cidade paulista Mauá.
Hoje, a artista dedica-se principalmente ao seu trabalho de experimentação com papel machê, produzindo peças, instalações e efeitos especiais para paredes.
  .Adriana Rizkallah

Exposições:

. .
Nova York e São Paulo, 2006: Dynamic Encounters International Art Workshops - curso/viagem de visitação a ateliês, galerias e principais eventos de arte, organizado pelos professores Charles Watson, Agnaldo Faria e Frederico Carvalho.
São Paulo, 2006: workshop Processo Criativo, ministrado pelo professor Charles Watson.
São Paulo, 2005-2006: curso de cores ministrado por Teresa Viana no Colégio das Artes.
Tampa (EUA), 2005: curso e pesquisa de cores, tingimentos e pigmentos.
Marrakesh, 2000: pesquisa com pigmentos naturais.
Nova York, 1995: Venetian Plastering With Kolcaustico and Gilding, curso ministrado pelo professor Mike Kramer na Sepp Leaf/Lesley.
São Paulo, 1995: Elaboração e Restauro das Técnicas de Afresco e Eucástica, curso ministrado pelo professor Domingo Tellechea no Instituto Brasileiro de Restauro.
São Paulo, 1995: Folheação com Ouro e Prata Brunidos, curso ministrado pelo professor Tomas Hurtado no Instituto Brasileiro de Restauro.
Londres, 1994: Ancient Walls, Verdigris, Woodgraining, Faux Effects and Lining, curso ministrado pelo professor Harry B. Levinson, na KLC School of Interior Design.
São Paulo, 1993: Trompe L'oeil, curso ministrado pelo muralista britânico Tim Plant.
São Paulo, 1993: Textura e Marmorização, na Escola de Pintura, Decoração e Arte (EPDA).
.
. .